segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eu Estudante - Correio Braziliense

Resultados das avaliações educacionais ainda são subutilizados pelas escolas, aponta estudo

Agência Brasil

No segundo semestre de 2011, alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental participam da Prova Brasil, uma das principais avaliações do Ministério da Educação (MEC). É a partir dos resultados do exame que é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que aponta em uma escala de 0 a 10 qual é a qualidade de cada escola, rede municipal ou estadual.

Apesar de servir de parâmetro para que as escolas possam detectar problemas e modificar sua atuação, muitas ainda não sabem como utilizar esses resultados. Pesquisa da Fundação Carlos Chagas com 400 coordenadores pedagógicos de 13 capitais apontou que muitos desconheciam o índice.


Eu Estudante - Correio Braziliense:

Folha.com - Saber - Professores não acreditam que alunos irão concluir ensino médio - 06/06/2011

Segundo pesquisa feita a partir do questionário Prova Brasil, somente 38% dos professores de escolas mais pobres do ensino fundamental público no Brasil acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio.

Se por um lado, os professores podem estar sendo realistas. Por outro, há a possibilidade que essa seja uma profecia autorrealizadora, pois pesquisadores norte-americanos afirmam que a expectativa dos professores tem impacto no desempenho dos alunos.

Folha.com - Saber - Professores não acreditam que alunos irão concluir ensino médio - 06/06/2011:

Estado de Minas - Educação: Livros didáticos adotados pelo MEC geram preocupação entre estudantes

Os principais envolvidos não se convenceram com as explicações do Ministério da Educação (MEC) sobre a polêmica em torno do livro didático Por uma vida melhor que dividiu linguistas e professores em geral. A obra traz em suas páginas e considera corretas frases como “Nós pega o peixe” e “os livro ilustrado”.

Estado de Minas - Educação: Livros didáticos adotados pelo MEC geram preocupação entre estudantes: