segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pronatec é a maior reforma da educação profissional já feita no Brasil, diz presidenta Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (24) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) é a maior reforma da educação profissional já feita no Brasil. O projeto, que vai oferecer bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional, foi aprovado na última terça-feira (18) pelo Senado.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou que serão R$ 24 bilhões em investimentos até 2014. A expectativa do governo é que sejam criados 8 milhões de vagas em cursos de formação técnica e profissional.

“Vão ser 5,6 milhões de vagas para cursos de curta duração, destinados à qualificação profissional de trabalhadores. E mais 2,4 milhões de vagas para cursos técnicos, voltados para os estudantes do ensino médio, com duração de pelo menos um ano”, explicou.

Segundo Dilma, estão sendo construídas 208 novas unidades de institutos federais de Educação Profissional – 35 delas devem ser entregues ainda este ano. Uma parceria com o Sistema S prevê a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para 630 mil vagas também em 2011.

“Além disso, investimos R$ 1,7 bilhão na construção de 176 escolas técnicas estaduais e também na reforma, ampliação e compra de equipamentos de outras 543 unidades. O Pronatec vai financiar cursos técnicos em escolas privadas de educação profissional, como se faz hoje com o ensino superior, por meio do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil”, disse a presidenta.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-10-24/pronatec-e-maior-reforma-da-educacao-profissional-ja-feita-no-brasil-diz-presidenta

Resultado do Enem pode ser adiantado e gera ansiedade nos candidatos

Glória Tupinambás -Guilherme Paranaiba -Junia Oliveira

Fim da angústia com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora de cruzar os dedos à espera do gabarito oficial. De acordo com o edital, o resultado deve sair até quarta-feira, mas a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela prova, Malvina Tuttman, já adiantou que os dados podem ser divulgados até amanhã. O teste reuniu 3,95 milhões de candidatos no fim de semana e o balanço final indica abstenção de 26,4%. Em Minas, 166 mil inscritos deixaram de comparecer aos locais da avaliação.

http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2011/10/24/internas_educacao,257723/resultado-do-enem-pode-ser-adiantado-e-gera-ansiedade-nos-candidatos.shtml